Projeto Integrador: entenda como funcionam as atividades

A Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) inovou na formação profissional de seus alunos com a inclusão do Projeto Integrador a partir desse semestre. Os alunos de cada período formarão grupos que permanecerão no referido setor durante todo o semestre letivo, alternando a execução das diferentes tarefas com os outros grupos, de forma que todos vivenciem todas as atividades planejadas para os respectivos sistemas de produção agropecuário.

Como um simples exemplo, na Zootecnia as Tarefas do Grupo 1 compreendem o registro das escriturações zootécnicas, apuração de índices e taxas de importância ao sistema de produção; já as Tarefas Grupo 2 envolvem o monitoramento e manutenção das instalações, registro das condições de conforto térmico e dos indicadores de bem estar dos animais do setor; as Tarefas Grupo 3 possibilitarão o acompanhamento do planejamento alimentar, determinação dos índices de aproveitamento do alimento, monitoramento e controle de qualidade do estoque; e por último, as Tarefas Grupo 4 deverão garantir o monitoramento e controle sanitário do setor e dos animais.

“Na mudança de tarefas, cada grupo deverá entregar um relatório contendo as informações solicitadas pelo professor tutor e as observações inerentes a algum importuno ocorrido ou dificuldades encontradas na execução das atividades previamente programadas. Semanalmente o professor também deverá usar o ambiente “online” para passar as orientações inerentes aos métodos a serem aplicados a cada fase das tarefas a serem desenvolvidas, incluindo as formas de coleta das informações e os modelos de relatórios mais comumente usados”, explica o professor Alexandre.