Projeto desenvolvido na Fazu resulta na doação de hortaliças

A Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), em parceria com a empresa Natural Néctar Usina de Saúde, recebeu um projeto de pesquisa científica que utilizou o extrato aquoso e alcoólico da planta Neem (Azadirachta indica) em hortaliças contra a infestação de pragas e insetos, também foi utilizada torta de neem direto no solo para o plantio de café. O projeto teve início em outubro de 2016 e será finalizado em fevereiro de 2017. A pesquisa foi realizada na Horta Orgânica, que fica localizada dentro do setor de Leite Orgânico da Fazu. As hortaliças (rúcula, almeirão, chicória, cenoura, salsinha, cebolinha, beterraba, alface lisa, alface crespa e brócolis ramoso) colhidas no projeto foram doadas para instituições assistenciais de Uberaba.

A Fazu disponibilizou o espaço de cem metros quadrados de sua horta orgânica para o estudo. O solo foi devidamente preparado com calcário, iorim e esterco e, em toda a área cultivada, passou-se um cano para irrigação que foi ligado aos aspersores para os canteiros e foi colocada uma mangueira de gotejamento para os sulcos. Para o desenvolvimento do projeto, o aluno do 7º período do curso de Agronomia, Carlos Henrique Vieira, auxiliou nas atividades agrícolas da pesquisa. “Os principais pontos que trabalhei foi como desenvolver um projeto de pesquisa; como montar parcelas; a identificação de pragas e doenças; como fazer a aplicação do produto, dentre outras tarefas. Foi um dos primeiros projetos que desenvolvi sozinho, já havia auxiliado em outros, mas não sozinho como esse. Foi muito bom, aprendi sobre as principais dificuldades e descobri um pouco sobre o mercado de orgânicos, que vem sendo procurado e muito rentável”, afirma Carlos.

De acordo com informações da bióloga da Natural Nectar, Beatriz Saraiva, a pesquisa se justifica porque o intenso uso de agrotóxicos em hortaliças e culturas acarreta inúmeros prejuízos à saúde e com a utilização do extrato aquoso de neem será possível reverter a situação oferecendo uma nova alternativa no combate a pragas e insetos. “Recentemente pesquisas científicas redescobriram e exploraram em detalhes o potencial do neem e confirmaram suas propriedades inseticidas extraordinárias que ganharam notoriedade nos últimos anos. Ao contrário dos inseticidas comuns, os inseticidas à base de plantas englobam uma série de princípios químicos que agirão no processo comportamental e fisiológico dos insetos”, explica a bióloga.

Análises finais do projeto determinarão a viabilidade do produto da pesquisa, mas espera-se que o extrato aquoso e o extrato alcoólico sejam eficientes no combate à pragas e insetos, fazendo com que às culturas e hortaliças fiquem livres dos mesmos. A formulação testada revelou um nutriente orgânico excepcional para o café.

Categorias