Um estudo inovador realizado pela acadêmica de Zootecnia da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), Raissa Silva Santos, sob a orientação do professor Dr. Arthur Alves, foi destaque na edição 137 da Revista Oficial da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando. A pesquisa pode ser encontrada nas páginas 26 e 27. O projeto de iniciação científica focou na eficiência alimentar de bezerras CCG 3/4 Holandês + 1/4 Gir durante o período de aleitamento. Este estudo também foi reconhecido como o “Melhor Trabalho de Iniciação Científica” durante a 22ª Jornada Científica da Fazu.
Conduzido na Fazenda Boa Fé do Grupo GBF Global, em Jubaí (MG), o estudo avaliou o impacto de diferentes planos nutricionais sobre o perfil metabólico e hormonal das bezerras. Foram acompanhados parâmetros como consumo de leite, peso ao nascer e aos 30, 60 e 90 dias, além do ganho médio diário. Também foram analisados a composição do leite fornecido, os componentes nutritivos do feno e do concentrado, além dos perfis metabólico e hormonal.
As 14 bezerras envolvidas no estudo foram divididas em três grupos distintos, cada um recebendo quantidades variadas de leite por dia. Apesar de todas terem acesso a feno de Tifton 85 e concentrado farelado à vontade, o estudo apontou que as bezerras que receberam menores quantidades de leite mostraram maior eficiência alimentar, adaptando-se melhor à ingestão de alimentos sólidos mais cedo do que as que receberam maiores quantidades.
O experimento também incluiu avaliações regulares do estado de saúde das bezerras, utilizando escores de fezes e de condição corporal, além de análises sanguíneas para monitorar níveis de diversos metabólitos.