A criatividade e o conhecimento ganharam espaço em uma escola rural, por meio de um projeto de Extensão da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba). Intitulado “Ensino de Programação de Jogos para Crianças com Scratch”, o projeto está sendo desenvolvido pela estudante Daniela Beatriz, do curso de Medicina Veterinária, sob orientação do professor Gill Duarte.
O projeto teve início no final de abril deste ano, com alunos do 6º ano da Escola Estadual Horário Afonso, de Perdizes (MG). A iniciativa visa despertar o interesse das crianças pela tecnologia e pelo pensamento lógico, utilizando a programação de forma lúdica e acessível. A ferramenta escolhida foi o Scratch, uma plataforma gratuita desenvolvida pelo MIT, que permite a criação de jogos e animações por meio da programação em blocos, facilitando o aprendizado e tornando a experiência divertida.
Segundo Daniela, além de levar o projeto para crianças da zona rural, foi possível trabalhar com sua própria comunidade. “Eu quis levar o projeto para uma escola que ficava perto de onde morava, na zona rural de Perdizes – Perdizinha. É também a escola em que estudei desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, sendo uma alternativa para conseguir mostrar os jogos para os alunos”, explica a universitária.
“Mesmo sendo da área de Veterinária, Daniela uniu seu gosto pela tecnologia com a vontade de contribuir para a educação de crianças da zona rural. Durante as oficinas, os alunos criam seus próprios jogos, aprendem conceitos básicos de programação e desenvolvem habilidades como raciocínio lógico, criatividade e resolução de problemas”, explica o professor Gill Duarte.
O projeto reforça o compromisso da Fazu com a formação cidadã e multidisciplinar dos seus alunos, incentivando ações que impactam positivamente a comunidade.


