Na última semana, a Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) recebeu a visita especial de profissionais da Biotrop, uma empresa brasileira de produtos biológicos voltados para a agricultura regenerativa. Durante a aula do Projeto Integrador 8 “Produção Vegetal” do Curso de Engenharia Agronômica, os alunos tiveram a oportunidade de aprender com Camila Castanheira Colleto, engenheira agrônoma e Representante Técnico de Vendas (RTV) na Biotrop, e Maria Eduarda Rocha, também engenheira agrônoma e Assistente Técnico de Vendas (ATV) na empresa.
A Biotrop, fundada em 2018 por Antônio C. Zem, possui um amplo portfólio de produtos biológicos e se destaca por seu compromisso com uma agricultura mais sustentável e regenerativa. Durante a aula, Camila e Maria Eduarda compartilharam seus conhecimentos sobre a empresa e os benefícios dos microorganismos inoculantes e biodenfesivos, como o Bradyrhizobium, o Azospirillum, as bactérias e os fungos.
As profissionais também abordaram o processo de desenvolvimento dos produtos biológicos, incluindo as formulações e as misturas de tanque utilizadas. Além disso, destacaram o modo de ação desses produtos e as diferenças entre aqueles à base de fungos e os à base de bactérias. Os alunos tiveram a oportunidade de colocar em prática o conhecimento adquirido, realizando a aplicação na cultura do milho de dois produtos da Biotrop: o Bioolimpo e o Biobrev.
Um dos destaques da aula foi o Biobrev, que conta com uma bactéria inédita para o portfólio da empresa, o Brevibacillus laterosporus. A Fazu foi uma das primeiras áreas a receber a aplicação desse produto inovador, reforçando a parceria entre a instituição de ensino e a Biotrop.