Professora da Fazu é uma das autoras do livro Medicina Bovina – Educação e Prática

A docente da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), Pollyanna Mafra, é uma das autoras do livro Medicina Bovina – Educação e Prática. Doutora em Ciências Veterinárias, a profissional contribuiu com o capítulo “Abordagens terapêuticas e estratégias preventivas para o controle da leptospirose em rebanhos leiteiros com problemas reprodutivos”.

“O objetivo do capítulo foi verificar os efeitos da adoção de uma conduta terapêutica e preventiva estratégica in situ em um rebanho leiteiro infectado por Leptospira spp. e com histórico de problemas reprodutivos”, explica Pollyanna.

O trabalho foi desenvolvido por Danilo Mundim Silva, Andreia Zago Ciuffa, Dayane Olímpia Gomes, Laís Miguel Resende, Rafael Quirino Moreira, Pollyanna Mafra Soares e Anna Monteiro Correia Lima. O estudo foi conduzido em uma fazenda leiteira que utiliza o método “Celeiro de Compostagem” e é composta por vacas Jersey de raça pura, com produção leiteira intensiva, localizada na região de Uberlândia (MG).

A leptospirose causa problemas reprodutivos em bovinos, afetando diretamente a produção de leite. Estudos como este são essenciais para demonstrar medidas eficazes de tratamento e controle, prevenindo o descarte de grandes volumes de leite e o uso indiscriminado de antibióticos.

O capítulo está disponível para download gratuito mediante registro no link: https://www.intechopen.com/online-first/1229265#.

A Fazu tem a alegria de contar com um robusto corpo docente, formado por profissionais que são referência em suas áreas e contribuem efetivamente para o desenvolvimento dos respectivos setores.