Referência internacional no ensino e pesquisa do Manejo e Conservação de Pastagens, o Professor Adilson Aguiar participou, no dia 22 de julho, da 7ª edição do Superleite. O evento comemorou os 50 anos do Sindicato dos Produtores Rurais de Pompéu (SPRP), na cidade de Pompeu/MG. No evento, o professor ministrou a palestra “Bases técnicas e econômicas da produção de leite em pasto”.
De acordo com o professor Adilson, a palestra teve a participação de mais de 400 pessoas, entre produtores de leite, técnicos, professores, pesquisadores e estudantes. Adilson participou deste evento a convite do SPRP. “A cidade de Pompéu é reconhecida como a “capital do leite” do Estado de Minas e os indicadores de sua bacia leiteira faz jus a este título. Em 2015, foram 733 propriedades que ordenharam 34.907 litros com produtividade de 3.120 litros, o dobro da produtividade media da vaca leiteira do Estado, que produziram 136 milhões de litros com volume diário por fazenda de 508 litros, volume este quase três vezes maior que a media da fazenda leiteira do Estado”, conta.
O professor relata que em 95% das propriedades a ordenha é mecanizada e 100% do leite é resfriado em tanques de expansão. Durante o período de férias escolares da Fazu, o professor Adilson de Paula Almeida Aguiar realizou várias atividades ligadas à sua área de atuação profissional.