Professor da Fazu impulsiona pecuária leiteira da Bolívia com divulgação de pesquisas inovadoras

O professor da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), André Rabelo Fernandes, foi destaque na Bolívia na última semana ao apresentar resultados de suas pesquisas inovadoras. Sua visita ao país teve como objetivo a divulgação da 1ª Avaliações Genéticas de Controle Leiteiro Oficial, um marco para a pecuária boliviana. A pesquisa é uma iniciativa da Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro (ABCGil) e Embrapa Gado de Leite. A divulgação ocorreu por meio da Asocebu Bolívia, na qual André encontrou com o Fernando Baldemar, principal parceiro da Fazu na Bolívia, auxiliando há décadas interessados em estudar nos cursos da Instituição.

Durante a divulgação, o professor André Rabelo, que é também superintendente técnico da ABCGil, apresentou as melhores matrizes em Avaliações Genéticas no Controle Leiteiro Oficial, bem como as melhores lactantes controladas. Esse trabalho técnico vem sendo realizado desde 2017 e tem como propósito promover a seleção e o melhoramento genético dos rebanhos leiteiros, contribuindo para o avanço da produção leiteira na região.

Além disso, o professor André Rabelo também ministrou uma palestra no 6° Simpósio Internacional “Produtividade em Leiteria Tropical”, realizado no Centro de Convenções União de Canyeros Guabirá, na cidade de Montero. A visita do professor André Rabelo Fernandes à Bolívia demonstra o reconhecimento internacional de seu trabalho e o impacto positivo que suas pesquisas estão causando no setor da pecuária leiteira. Sua contribuição para o avanço tecnológico e aprimoramento genético dos rebanhos é fundamental para impulsionar a produtividade e a qualidade do leite não apenas no Brasil, mas também em outros países.

Fotos: Asocebu