Professor, aluno e egresso da Fazu fundam empresa de agricultura de precisão

A união de conhecimento acadêmico e experiência prática resultou na fundação da AP Cerrado Agricultura de Precisão. A iniciativa veio do professor da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), Matheus Oliveira Alves, juntamente com o engenheiro agrônomo formado pela Instituição, Romeu Borges de Araújo Junior, e o estudante de Engenharia Agronômica, Felipe Matheus Santos Soares.

O professor Matheus Alves sempre incentivou o uso de tecnologias avançadas no agronegócio. Com sua experiência em geotecnologias, ele ocupa o papel de Diretor Técnico na AP Cerrado. Romeu Borges de Araújo Junior, egresso da Fazu, traz sua experiência de campo para a função de Diretor Comercial. Já Felipe Matheus Santos Soares, criado no meio agro e monitor de desenho técnico na Fazu, é o Diretor de Operações, responsável pela assistência técnica aos produtores atendidos.

Fundada em Uberaba (MG), a AP Cerrado tem como missão fomentar a produtividade da agricultura brasileira através da inovação e do foco na saúde do solo. A empresa oferece uma gama de serviços que inclui:

  • Agricultura de Precisão: utilizando as melhores ferramentas e equipamentos para coleta de amostras de solo, geolocalização e identificação dos pontos coletados.
  • Agricultura Digital: monitoramento via satélite e drones, proporcionando uma visão detalhada das condições do campo.
  • Pecuária de Precisão: monitoramento via satélite para gerenciamento eficaz dos piquetes.

A AP Cerrado já atende grandes empresas do agronegócio em Uberaba e, na Fazu, está realizando amostragens de solo georreferenciadas para auxiliar nas tomadas de decisão das áreas produtivas. “O objetivo é fornecer dados precisos que apoiem decisões estratégicas. Utilizamos tecnologias de ponta, como sensores de compactação de solo e drones para mapeamento aéreo, a AP Cerrado garante a aplicação de práticas agrícolas sustentáveis e eficientes. A coleta de amostras é realizada em profundidades específicas (0-20 cm, 20-40 cm e 40-60 cm), assegurando um diagnóstico detalhado das condições do solo”, afirma Matheus.

A integração de conhecimento acadêmico e experiência prática resulta em soluções inovadoras que atendem às necessidades dos produtores rurais, melhorando a produtividade e a sustentabilidade das operações agrícolas.