Seguindo o cronograma do Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens (PNAT), a segunda-feira (12) foi marcada por mais uma importante etapa na Fazenda Escola da Fazu. Foi realizada ao longo do dia, a avaliação visual dos 198 animais participantes dessa edição. O processo foi realizado no método EPMURAS, e contou com a participação de membros da equipe Técnica da ABCZ e estagiários da Fazu.
“Para a avaliação de tipo, uma comissão formada por três membros da equipe Técnica da ABCZ realizou o trabalho, analisando a estrutura, precocidade, musculosidade dos animais e umbigo, além das características raciais, de aprumos e sexuais. Essa avaliação compõe o índice do TDEA/PNAT em 15%, sendo que o restante desse índice é composto por 35% no Consumo Alimentar Residual, mais 30% no ganho de peso médio diário e 15% na Área de Olho de Lombo e os outros 5% no Acabamento, sendo dividido em 2/3 para acabamento na picanha e 1/3 entre a 12ª e 13ª costelas”, explica Lauro Fraga, membro da comissão avaliadora junto com os técnicos Rafael Resende e Virgílio Camargo.
Paralelamente a avaliação visual, nesta segunda-feira os animais também passaram por exame andrológico. “Essa etapa consiste na análise reprodutiva dos animais, e o objetivo é identificar quais são aqueles que já estão em ponto de congelamento de sêmen e, logico, os que forem aprovados no exame andrológico. Aqui mesmo na fazenda já fazemos a analise in natura desse sêmen, no que se refere a parte física dele, e depois, no laboratório, a parte morfológica”, explica Athos Pastore, responsável pela realização da etapa.
ExpoGenética. Considerando os resultados das etapas realizadas nesta segunda-feira, somente os animais que forem classificados como ‘Superiores’, dentro da raça e do grupo etário que fazem parte, seguirão para a próxima fase do programa, que acontece no Parque Fernando Costa, durante a ExpoGenética. Vale lembrar que a feira será realizada entre os dias 14 e 22 de agosto, com transmissão pela ABCZ TV.
Por: Mário Sérgio Santos – Assessoria de Imprensa ABCZ