Patinhas que abraçam: professoras da Fazu escrevem livro infantil para crianças autistas

Com foco na inclusão, professoras da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) desenvolveram um livro infantil destinado especialmente a crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Patinhas que abraçam traz a história do menino Caio e de seu amigo Juca, um cão coterapeuta carinhoso e brincalhão.

Escrito pelas docentes Taís Zambarda e Marcella Bellini, o livro é inspirado no projeto extensionista Pet Terapia, conduzido na Fazu. A iniciativa oferece apoio terapêutico assistido por cães para crianças com autismo na ONG Laço Azul. A partir desse trabalho, surgiu a ideia para o livro, que aborda o tema de forma lúdica e inclusiva. A obra também visa auxiliar profissionais da área da saúde, além de fortalecer a inclusão social nas escolas de educação infantil.

O livro foi publicado pela editora Ases da Literatura, por meio do selo Asinha. A obra já está disponível para compra; porém, o lançamento oficial será realizado durante a campanha Abril Azul, mês de conscientização sobre o autismo. A publicação contou com o apoio da Fazu.

Taís Zambarda é médica-veterinária e professora da Fazu. Leciona disciplinas relacionadas à saúde animal e à terapia assistida por pets, além de ser fundadora e coordenadora do projeto extensionista Pet Terapia. Marcella Bellini é psicóloga, mestre em Psicologia, e dedica-se à docência e ao cuidado com crianças e suas famílias, especialmente no contexto do autismo.

O livro foi selecionado pela editora para participar do Bett Brasil 2026, evento de Inovação e Tecnologia para a Educação, que será realizado de 5 a 8 de maio, em São Paulo (SP). O Bett Brasil é um ponto de encontro da comunidade educacional, promovendo o diálogo e o fomento de novas ideias, negócios e soluções. No evento, o público terá acesso à lançamentos literários, como o Patinhas que abraçam.

Sinopse:
Caio é um menino de 7 anos que enxerga o mundo de um jeito especial. Com seu jeito reservado e seu cubo mágico sempre por perto, ele descobre uma nova forma de se comunicar e de se sentir seguro ao conhecer Juca, um cão coterapeuta carinhoso e brincalhão. A cada encontro na clínica da dra. Sofia, Caio e Juca constroem uma amizade silenciosa, porém poderosa, que o ajuda a vencer os desafios do dia a dia com leveza e alegria. Em uma narrativa delicada e repleta de descobertas, o livro convida crianças e adultos a refletirem sobre o valor da empatia, do acolhimento e da conexão verdadeira — mesmo quando não são ditas em palavras, mas expressas por meio de gestos, olhares e patinhas que abraçam.

Os interessados podem adquirir o livro on-line:
https://asesdaliteratura.com/nosso-catalogo/patinhas-que-abracam-uma-historia-de-pet-terapia/