Monitoramento inteligente de cafezais com visão computacional é trabalhado em sistema da Fazu

A aluna do 2º período de Agrocomputação da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), Maria Vitória Rodrigues Mazeto, sob orientação do professor Janderson Cardoso, desenvolve um sistema baseado em visão computacional para o monitoramento automatizado de cafezais. A iniciativa utiliza algoritmos de processamento de imagem e Inteligência Artificial para identificar padrões de crescimento, detecção precoce de pragas e análise do estado vegetativo das plantas.

O uso da visão computacional na cafeicultura permite uma avaliação mais precisa e em tempo real da lavoura, possibilitando intervenções rápidas e estratégias de manejo mais eficientes, conforme explica o professor orientador. Por meio de imagens capturadas por drones ou câmeras fixas, o sistema é capaz de mapear áreas com deficiência nutricional, identificar plantas com sintomas de doenças e até estimar a maturação dos frutos, contribuindo para decisões agronômicas mais acertadas.

“Este projeto evidencia o potencial da tecnologia no avanço do monitoramento agrícola, tornando os processos mais sustentáveis, reduzindo o uso de insumos e elevando a produtividade de forma inteligente. A aplicação prática da visão computacional nos cafezais representa um passo importante rumo à agricultura de precisão acessível e eficaz para pequenos e médios produtores”, destaca Janderson.