A Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) iniciou uma jornada educativa na 89ª ExpoZebu 2024, proporcionando aos seus mais de mil alunos de graduação um ambiente prático e dinâmico para a aplicação dos conceitos teóricos aprendidos em sala de aula nesta semana. Nesta segunda-feira (29), no período da tarde, estudantes dos cursos diurnos de Engenharia Agronômica, Zootecnia e Medicina Veterinária participaram de atividades voltadas para Sustentabilidade, Melhoramento Genético e Fitotecnia.
No segmento de Sustentabilidade, liderado pelos professores Deyvison, Komori, Felipe Gustavo e Márcia, os alunos exploraram os desafios e oportunidades dos Sistemas Integrados de Produção Agropecuária (SIPA). Através de uma pesquisa interativa com o público presente, buscaram compreender melhor a adoção e impactos dos SIPA, focando no uso de fertilizantes e na gestão de lotação animal.
Na área de Melhoramento Genético, sob orientação dos professores André Rabelo, Camila Raymundo, Danielle Matarim e Lucas Damante, os alunos realizaram uma avaliação visual pelo método EPMURAS. Esta atividade permitiu uma abordagem prática na seleção de matrizes e reprodutores, visando a obtenção de progênies com qualidade superior de carcaça e carne.
Em Fitotecnia, guiados por Diego Fraga, Guilherme Roldão e Thais Bean, os estudantes investigaram fontes alimentares alternativas para a nutrição animal. Uma colaboração com a empresa Matsuda proporcionou um aprofundamento sobre as variadas fontes alimentares disponíveis para ruminantes, destacando a importância da diversidade de culturas e sua relação com as necessidades animais e as condições ambientais.
Já no período noturno, os alunos de Engenharia Agronômica, Zootecnia, Medicina Veterinária, Agronegócio, Agrocomputação e Psicologia tiveram aulas nas áreas de Sustentabilidade, Tecnologia, Gestão de Recursos Humanos, Fitotecnia, Nutrição e Alimentação Animal, Melhoramento Genético Animal, Sanidade Animal e Produção Animal.
Na área de Sustentabilidade, os alunos, sob a orientação dos professores Felipe Gustavo, Marcia e Marcelo Augusto, examinaram práticas sustentáveis implementadas na ExpoZebu, propondo melhorias e novas abordagens. A atividade envolveu observações críticas e sugestões de estratégias sustentáveis.
Tecnologia foi explorada com foco em “Big Data na pecuária”, dirigida pelos professores Gil, Roberto, Veruska Bichuette e Bruno Barbosa. Os alunos discutiram como a análise de grandes volumes de dados pode transformar a gestão pecuária, desde o manejo do gado até a otimização da produção.
Em Gestão de Recursos Humanos, dirigida por Sheilla Parreira, Guilherme Roldão, Janderson e Carlos Eduardo, os estudantes analisaram a saúde e segurança no trabalho agrícola, utilizando vídeos e fotografia para documentar as condições de trabalho na ExpoZebu.
A área de Fitotecnia teve enfoque nas características morfológicas e sistemáticas da paisagem florística do parque, com professores Kamila Mielke, Komori e Deyvison, enquanto Nutrição e Alimentação Animal, liderada por Thais Bean, Arthur Alves e Rodrigo Nogueira, envolveu uma visita ao estande da Matsuda, destacando inoculantes para silagem.
Melhoramento Genético Animal focou na interação genótipo x ambiente na expressão fenotípica, com a coordenação de Camila Raymundo, Isabela Cavicchioli e Renata Trevisan. Sanidade Animal tratou da verificação de medicamentos usados durante a exposição.
Por fim, a área de Produção Animal, com os professores André Rabelo, Danielle Matarim, Lucas Damante e Pollyanna Mafra, discutiu a adoção de tecnologias na cadeia produtiva da carne e do leite, focando em melhorar a produtividade através da tecnologia.
Esta abordagem prática na ExpoZebu evidencia o compromisso da Fazu com uma educação que não apenas informa, mas também transforma, preparando seus alunos para enfrentarem os desafios do agronegócio global. Além dos alunos participantes, um grupo de acadêmicos da Fazu atuam como monitores auxiliando nas aulas.