A coordenadora de projetos e pesquisadora da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), Juliana Jorge Paschoal, foi destaque na manhã desta quinta-feira (22) durante a apresentação dos resultados da 15ª edição do PNAT (Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens). O evento fez parte da programação da 17ª ExpoGenética, a maior feira de zebuínos avaliados do Brasil, realizada pela ABCZ.
Com a experiência de oito anos coordenando o TDEA-PNAT, Juliana detalhou as análises conduzidas, destacando a evolução do teste ao longo das edições. “Desde 2017, mais de 1.150 reprodutores participaram do TDEA, proporcionando uma base sólida para as pesquisas em eficiência alimentar”, comentou. Ela também destacou o impacto dessas análises para o melhoramento genético, com 22 reprodutores das raças Brahman, Guzerá, Nelore, Nelore Mocho, Sindi e Tabapuã se classificando após a etapa de avaliação.
Os resultados reforçam o avanço contínuo no programa, com a implementação de novas tecnologias e metodologias no confinamento da Fazu, onde os testes são conduzidos. O trabalho liderado por Juliana inclui não apenas a condução do TDEA, mas também a orientação de mais de 140 estudantes, que foram parte fundamental no processo de coleta e análise de dados.