Grupos da Fazu conquistam 2º lugar no Ideathon e aluna da instituição integra equipe campeã

Uberaba sediou, no último fim de semana, o Ideathon UbyAgro & ABCZ, e a Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) mais uma vez se destacou. Dois grupos formados por alunos e professores da instituição conquistaram o 2º lugar nos desafios do evento, enquanto a aluna de Agronomia Ana Luiza Vieira integrou a equipe vencedora do desafio da ABCZ. As premiações foram realizadas no Tatersal Rubico de Carvalho. Vale lembrar que, em 2024, a Fazu também conquistou o 1º lugar em um dos desafios do Ideathon.

A equipe campeã do desafio da ABCZ, Ag4Creators, formada por um time da empresa Grão Direto, contou com a participação da estudante Ana Luiza Vieira. Já os segundos colocados dos dois desafios — ABCZ e UbyAgro — foram equipes compostas por estudantes e docentes da Fazu.

No desafio da UbyAgro, o grupo The Walking Dev — formado pelos alunos Jean Carlos, David Costa, Pedro Augusto, Jonatas Rezende e pelo professor Marcelo Augusto — garantiu o 2º lugar. No desafio da ABCZ, o grupo Zbucall, integrado pelos alunos Edimilson Gomes, Miqueas Silva, Ivanilson Ítalo e Diogo Andrade, além dos professores Gill Mayeron e Janderson Cardoso, também ficou com a 2ª colocação. As premiações foram de R$ 5 mil para cada grupo vice-campeão e R$ 10 mil para os vencedores.

“O evento foi um sucesso. Tivemos seis equipes disputando cada um dos desafios. O desafio da UbyAgro consistia em criar uma plataforma integrada que consolidasse dados regulatórios, científicos, tecnológicos e de mercado, oferecendo dashboards dinâmicos, análises preditivas e correlações automáticas para apoiar decisões estratégicas no segmento de especialidades. Já o desafio da ABCZ pedia uma plataforma digital centralizadora com todas as informações, comunicações, serviços e atualizações relevantes para os funcionários associados da ABCZ, a ASFA”, explicou o coordenador do CITE e de Extensão, Gustavo Stein.

Durante o evento, a Fazu também foi representada pelo diretor José Olavo Borges Mendes Júnior, pelo coordenador acadêmico Luciano Pimenta e pela coordenadora de Psicologia, Sheilla Parreira. Além disso, o coordenador da Agrocomputação, Alex Sandro Oliveira, atuou como jurado do evento, e a coordenadora de Contabilidade, Michelle Silva, participou como mentora.  

Durante dois dias intensos — incluindo uma madrugada virada —, as equipes trabalharam no planejamento, programação e execução das soluções apresentadas. No domingo, realizaram o tradicional pitch para uma banca de jurados composta por representantes do ecossistema de inovação de Uberaba. “E, o que não é surpresa para ninguém, grupos, alunos e professores da Fazu foram destaque”, acrescentou Stein.

“O Ideathon UbyAgro & ABCZ 2025 foi um sucesso, superou as expectativas e vem, ano após ano, conquistando seu espaço na agenda de inovação de Uberaba. Agradeço à Fazu e à ABCZ pela oportunidade de estar à frente desse projeto, ao grupo UbyAgro pela parceria e dedicação, e à comunidade de alunos e professores da Fazu pelo engajamento. Com certeza nos veremos em 2026!”, finalizou.

Categorias