Fazu receberá palestra com Evaldo Ferreira Vilela, um dos maiores nomes da ciência agronômica no Brasil

No próximo dia 05 de junho, a Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), por meio do Centro de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo (Cite), terá a honra de receber o professor Evaldo Ferreira Vilela no Circuito Mineiro de Inovação Tecnológica para o Agro – Transformação Digital na Agropecuária. Promovido pelo Governo de Minas, através da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG), o evento é gratuito e aberto ao público, ocorrendo das 13h às 18h no campus da Fazu, em Uberaba (MG). O Circuito Mineiro de Inovação Tecnológica para o Agro conta com o importante patrocínio do Sicredi e o apoio do Sebrae, do Parque Tecnológico de Uberaba e do ZebuValley.  Clique aqui para se inscrever.

O evento terá como destaque a Palestra Magna “Inovação e Sustentabilidade na Agropecuária”, ministrada pelo professor Evaldo Ferreira Vilela. Atualmente, ele é presidente da Academia Brasileira de Ciência Agronômica (ABCA), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e membro do Comitê de Avaliação Externa da Embrapa.

Graduado em agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) em 1971, Vilela possui um extenso currículo acadêmico e profissional. Ele obteve seu mestrado em entomologia pela Universidade de São Paulo (USP) em 1975 e doutorado em ecologia química pela Universidade de Southampton, no Reino Unido, em 1983. Além disso, realizou pós-doutorados nas Universidades de Tsukuba (Japão), Nurnberg-Erlangen (Alemanha) e Califórnia-Berkeley (EUA).

Evaldo Vilela foi presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) de 2015 a 2020. Ele também participou de diversos comitês assessores do CNPq, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Comissão Nacional dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT). Como professor da UFV, Vilela desenvolve pesquisas nas áreas de agronomia, entomologia, feromônios e comportamento de insetos, controle biológico e ecologia química, além de ser um grande divulgador de pesquisas científicas.

Ao longo de sua carreira, Evaldo Vilela recebeu vários prêmios importantes, incluindo o Grande Prêmio Capes de Tese Johanna Döbereiner em ciências agrárias, em 2008, e o Prêmio Nacional de Ecologia Química Prof. José Tércio Barbosa da Sociedade Brasileira de Ecologia Química, em 2009.

O evento contará também com painel temático intitulado “Inovação Sustentável & Agropecuária de Precisão”, com a participação de Feliciano Nogueira de Oliveira, superintendente de Inovação e Economia Agropecuária da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais.

Além das palestras, o evento incluirá a apresentação de startups e uma mostra tecnológica, proporcionando aos participantes uma visão abrangente das inovações e soluções tecnológicas para o setor agropecuário. Uma das atividades aguardadas é a rodada de negócios, que incluirá uma oficina de demonstração com a exposição de tecnologias acessíveis, serviços e produtos oferecidos pelas startups presentes. Este momento é crucial para promover oportunidades de negócios e networking entre os participantes.

“A presença do professor Evaldo Vilela na Fazu é uma oportunidade única para nossa comunidade acadêmica e todos os envolvidos com o agronegócio, pois ele vai trazer uma riqueza de conhecimento e experiência que certamente inspirará e capacitará os participantes. Em nome da Fazu, convido a todos a participarem deste evento imperdível e agradeço ao Sicredi pelo patrocínio, que foi fundamental para a realização deste encontro. Juntos, estamos fortalecendo o futuro do agronegócio brasileiro com muita inovação e tecnologia”, destaca Gustavo Stein, coordenador do Cite Fazu. 

Os inscritos no evento também são incentivados a contribuir voluntariamente com a SOS Rio Grande do Sul, doando 1 kg de alimento não perecível, kits de higiene ou água no ato do credenciamento na Fazu. Esta iniciativa busca oferecer um apoio importante para quem mais precisa, promovendo uma corrente de solidariedade entre os participantes.

Categorias