Fazu recebe mestranda em Zootecnia para estágio em docência

A Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) recebe esse semestre, 1/2016, a mestranda em Zootecnia Aska Ujita para estágio em docência com foco em “Recursos Genéticos, Melhoramento e Reprodução Animal”, na Bovinocultura de Leite. A mestranda veio por meio da parceria entre a Fazu e o programa de mestrado em “Produção Animal Sustentável” do Instituto de Zootecnia (IZ), e pela indicação da orientadora de mestrado, Lenira El Faro Zadra.

A parceria entre as instituições evidencia cenários que fortalecem o processo ensino-aprendizagem nas ciências agrárias, sendo na antecipação do processo de iniciação à docência no ensino superior; com o envolvimento direto no preparo, aplicação e correção das avaliações; no preparo e condução das aulas teóricas e práticas; e na vivência de práticas pedagógicas diversificadas em sala e no campo.

De acordo com o supervisor acadêmico da Fazu, Alexandre Lúcio Bizinoto, o sentimento é de um lisonjeio indireto pelo reconhecimento aos serviços prestados na formação de futuros profissionais, evidenciando ainda interesses em comum nas suas áreas de atuação. “Esta cooperação docente estreita e fortalece ainda mais as relações interinstitucionais abrindo espaços para outras modalidades de trabalho, incluindo mais estágios aos graduandos e maior produção científica nas áreas do saber em comum”, ressalta Bizinoto.

Segundo o professor Alexandre, é uma grande responsabilidade estimular e orientar as ações de Aska. “Como professor envolvido diretamente com a mestranda, é importante acompanhar as suas ações na complementação de seu perfil docente, instruindo e auxiliando-a na condução das aulas e formação dos critérios aplicados às avaliações. Não menos importante é o sentimento de gratidão por ter sido a minha disciplina eleita como instrumento de qualificação pela aluna e sua orientadora”, afirma Alexandre Bizinoto.

Sobre Aska Ujita

Aska Ujita é natural de Bandeirantes/PR e tem 24 anos. Graduou-se em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), Campus Ilha Solteira/SP. Ujita já participou do Grupo de Estudos em Produção de Ovinos e Caprinos (GEPOC), desenvolvendo atividades prática e de pesquisa junto ao setor de Ovinocultura e Caprinocultura da Fazenda de Ensino, Pesquisa e Extensão (FEPE) da Unesp de 2011 a 2013, fez estágio curricular obrigatório no sul da Holanda, com gado leiteiro, em sistema de ordenha automática.

Atualmente, Aska mora em Uberaba/MG em decorrência do estágio de docência na Fazu, e também pelo projeto que desenvolve sobre a raça Gir Leiteiro pela EPAMIG (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais). “Estudar o gado leiteiro foi devido à experiência que tive na Holanda e, consequentemente, tive a oportunidade de trabalhar com isso no mestrado. É uma área que envolve bem estar animal, o que me oferece uma satisfação pessoal e profissional muito boa, pois atuo para melhorar a situação da relação homem-animal na propriedade”, explica Ujita.​

Categorias