Nesta quarta-feira (30), a Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) marcou presença no Dia de Campo da ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu). O evento ocorre durante a 90ª ExpoZebu, em parceria com a Embrapa, na Fazenda Experimental Orestes Prata Tibery Júnior, em Uberaba (MG).
O Dia de Campo foi voltado para produtores e abordou temas fundamentais para quem trabalha com pecuária a pasto. A Fazu esteve representada pelo coordenador da Zootecnia, Arthur Alves, e pelos professores Rayner Barbieri e Danielle Matarim. Na palestra ministrada pela Fazu foram abordados temas como manejo de pasto e suplementação.
“Falamos sobre práticas de manejo de pastagem, como a pastagem influencia dentro de uma pecuária intensiva, que tange o Brasil”, destacou Rayner Barbieri. Já Arthur Alves abordou a suplementação, tanto em períodos de chuva quanto de seca. “Também falamos sobre suplementação estratégica para bovinos de corte, ponto importantíssimo, uma vez que o Brasil tem um dos maiores rebanhos”, informou o coordenador.
Além disso, durante o Dia de Campo, também foram apresentados resultados de um projeto desenvolvido na Fazu, sob orientação de Danielle Matarim. “Inclusive, tivemos a apresentação de alguns dados, durante a palestra da Pércia Rocha, sobre um experimento realizado na Fazu. O projeto é referente ao enriquecimento ambiental, desenvolvido pela aluna Thais Ribeiro. Com o experimento, tivemos a implementação de alguns itens no confinamento. A iniciativa teve tanto sucesso que surgiu a demanda para implementar o projeto na Fazenda Experimental, e os dados têm sido coletados também durante a prova da raça Tabapuã”, explicou a professora.