Fazu também promove live sobre a apicultura e seus desafios na atualidade
Em comemoração ao Dia Mundial da Abelha (20/05) e ao Dia do Apicultor (22/05), a Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) lança nesta sexta-feira (22), um ebook gratuito com instruções técnicas sobre planejamento e implantação de um Apiário. Elaborado pela professora MSc. Renata Barbieri Trevisan, o conteúdo técnico apresenta informações relevantes para o início da atividade apícola. Acesse o Ebook pelo site bit.ly/fazuebookapiario. Ainda nesta sexta-feira (22), às 14h, a Fazu promove uma live no Instagram @fazuonline, com o tema “Apicultura e seus desafios na atualidade”, com a professora Renata Trevisan e a Dra. Laila Herta Mihsfeldt, da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). As lives organizadas pela Fazu são gravadas e disponibilizadas no perfil do Instagram da faculdade.
As abelhas, assim como outros agentes de polinização, são fundamentais para o funcionamento de plantações de alimentos, plantas silvestres e ecossistemas, contribuindo assim para a segurança alimentar e para a conservação da biodiversidade. “A exploração responsável das abelhas também permite o acesso a alimentos de elevado valor nutricional e de qualidade excepcional. O mel, a geleia real e o pólen são apenas alguns, mas a gama é vasta e ainda engloba produtos como o própolis e a cera”, afirma a mestre em Qualidade e Produtividade Animal e professora responsável pelo Setor de Apicultura da Fazenda Escola da Fazu, Renata Trevisan.
No Brasil há produção de mel em todas regiões. Segundo o último levantamento feito pelo IBGE, em 2017, a produção anual é em média de 41.594 toneladas. O potencial para aumentar é grande. O país tem características de clima e flora favoráveis ao desenvolvimento da abelha africanizada. Há boas reservas florais (pasto apícola) e de floradas silvestres, que asseguram um mel de qualidade reconhecida no mercado internacional.
No ebook lançado pela Fazu são apresentadas instruções técnicas para quem deseja iniciar a atividade apícola. Considerando as condições de operação de um apiário fixo, promovendo um manejo adequado e tendo à disposição uma florada anual abundante, cada colmeia poderá produzir anualmente pelo menos 20 kg de mel, e ainda 1,2 kg de própolis e 4,0 kg de cera. Então, 60 colmeias poderão significar uma produção de 1.200 kg de mel ao ano. “O material fornece informações sobre as instalações, o preparo e a povoação das colmeias, o material apícola e o manejo das colmeias. A atividade Apicultura, ou seja, a criação de abelhas Apis mellifera, possibilita a geração de trabalho e renda através dos produtos apícolas”, afirma Renata.