A Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) expande seu portfólio de cursos na área de Ciências Agrárias e oferta o Curso de Medicina Veterinária, marcando um momento histórico em seus 47 anos de existência. Com uma fazenda escola de 186 hectares, os estudantes terão a oportunidade de vivenciar experiências práticas clínicas a campo desde o primeiro período. O novo curso da Fazu é coordenado pelo Médico Veterinário Dr. Thiago Felipe Braga. As inscrições para o vestibular já estão abertas e as aulas da primeira turma iniciam em agosto de 2023.
Com duração de 5 anos, totalizando 10 semestres e carga horária de 5.440 horas, o Curso de Medicina Veterinária da Fazu é oferecido tanto no período diurno quanto no noturno. “O grande diferencial do curso são as práticas desde o início. Já no primeiro período, os alunos terão a disciplina do Projeto Integrador 1, que será totalmente prática e terá foco na produção e clínica da bovinocultura de corte e leite. Acreditamos que o contato com o campo e o aprendizado, na prática, são essenciais para formar um profissional diferenciado”, enfatiza Thiago.
Ao longo do curso, as práticas na Fazenda Escola abrangerão bovinos de corte e leite, equídeos, suínos, aves e pequenos ruminantes. Além disso, a Fazu está preparando um centro veterinário voltado para o atendimento de animais de companhia, que realizará desde consultas clínicas até cirurgias, proporcionando aos estudantes experiências práticas fundamentais para sua formação.
No centro veterinário, os alunos terão a oportunidade de aprofundar o estudo e o cuidado com animais de pequeno porte, como cães, gatos e também com animais de grande porte, como equídeos e bovinos, além de pets não convencionais. “Essa abordagem permitirá que os estudantes sejam capacitados para atuar em diversas áreas da Medicina Veterinária, entendendo a realidade prática da profissão e ampliando suas possibilidades de carreira”, informa Braga.
A Fazu dispõe de laboratórios especializados em anatomia, bioquímica, microbiologia e parasitologia, onde os alunos poderão realizar práticas reais e simuladas, entendendo o funcionamento da realização de diagnósticos clínicos laboratoriais. O curso ainda terá como foco áreas importantes como reprodução, inspeção de produtos de origem animal, saúde única, bem-estar animal e gestão da atividade pecuária, tudo isso com docentes renomados e atuantes no mercado.
O Curso de Medicina Veterinária da Fazu foi protocolado em 2022 e autorizado pelo Ministério da Educação (MEC) através da portaria 108/2023, publicada no Diário Oficial da União (DOU) na última sexta-feira (12). Essa conquista marca a história da instituição, que já é reconhecida internacionalmente pela excelência de seus cursos de Zootecnia, Engenharia Agronômica, Gestão do Agronegócio e Agrocomputação.
Com essa nova oferta de curso, a Fazu reafirma seu compromisso em formar profissionais altamente qualificados e preparados para o mercado. “O grande lançamento da Medicina Veterinária vai contribuir para a promoção da saúde animal e o avanço do setor no Brasil e na América Latina. Estamos felizes por essa conquista e que possamos colher muitos frutos desse novo curso. É resultado de um trabalho de toda a comunidade acadêmica, sempre com foco no desenvolvimento da Fazu”, ressaltou o diretor geral, Celio Eduardo Nascimento Vieira.
O coordenador do Curso de Medicina Veterinária é o Dr. Thiago Felipe Braga, um profissional com sólida formação acadêmica. Ele possui doutorado em Ciências Animais pela Universidade de Brasília (UnB) e Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (CENARGEN), mestrado em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal de Uberlândia e Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (CENARGEM), além de graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Uberlandia. Dr. Braga também é pesquisador na Geneal – Genética e Biotecnologia Animal.