Fazu e Emater/MG promovem Curso de Criação de Aves de Corte em Sistema de Produção Semi-Intensivo

A Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), promoveu o Curso de Criação de Aves de Corte em Sistema de Produção Semi-Intensivo, sob a orientação da professora Pollyanna Mafra Soares. O curso, que teve duração de três dias, foi concluído nesta quinta-feira (23), durante a 22ª edição do Encontro de Bons Negócios da Certrim, com a entrega dos certificados aos participantes.

O curso contou com o apoio do Grupo de Estudo e Pesquisa em Aves (GEPAS) e teve a participação de diversos alunos e profissionais do setor. Durante a cerimônia de encerramento e entrega dos certificados, estiveram presentes o coordenador técnico da Emater (MG), Wilson Marajó, e a gestora da Associação dos Produtores de São Basílio, Cláudia Cordeiro.

Segundo a professora Pollyanna Mafra Soares, o evento também contou com a participação dos alunos do projeto de extensão ‘Manual Prático – Criação de Aves de Corte em Sistema de Produção Semi-Intensivo’ e membros do GEPAS, que contribuíram na organização e ministraram palestras. “É importante salientar que lançamos neste evento um manual prático para dar suporte ao pequeno produtor”, destacou Pollyanna.

Pollyanna Mafra Soares é médica veterinária, doutora em Sanidade Animal e docente na Fazu, além de ser a responsável pelo setor de Avicultura da instituição e coordenadora do projeto extensionista que resultou no lançamento do manual.

A obra “Manual Prático: Criação de Aves de Corte em Sistema de Produção Semi-Intensivo” tem como objetivo fornecer suporte técnico de forma direta e didática para avicultores de frangos de corte que produzem suas aves nesse sistema. Os temas abordados no manual incluem raças, estrutura (escolha do local, instalações e equipamentos), manejos de fase inicial, recria até o acabamento com chegada ao peso de abate, e manejos sanitários como vacinação, vermifugação, limpeza e desinfecção de galpão.

O manual é fundamentado nos resultados práticos obtidos pela professora Pollyanna e pelos acadêmicos que desenvolveram seus trabalhos sob sua orientação. Apresenta um material bibliográfico relevante e didático, oferecendo informações valiosas para avicultores que desejam aprimorar suas práticas no sistema de produção semi-intensivo.