A Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) recebeu, nesta terça-feira (20), uma turma do 2º período do curso de Nutrição da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Os estudantes visitaram a horta comunitária da instituição e tiveram a oportunidade de conhecer o processo produtivo das hortaliças, além de se aprofundarem no projeto de responsabilidade social vinculado à horta.
A visita foi conduzida pela professora Aline Rosa, do curso de Agronomia da Fazu. Os alunos estavam acompanhados pelas docentes da UFTM, Pollyana Ferreira e Luciana Morais. A atividade integra o conteúdo programático da disciplina Políticas de Saúde, do curso de Nutrição.
A horta comunitária é um dos setores produtivos da Fazenda Escola da Fazu. Desenvolvida em parceria com o Instituto Ubyagro, a horta proporciona vivências práticas e reais em produção agrícola. Os alimentos cultivados no espaço são doados a instituições sociais, como creches e ONGs.
Durante a visita, a professora Aline explicou que a horta ocupa uma área de 2 mil metros quadrados e funciona como um campo de aprendizado teórico e prático. “Os estudantes produzem hortaliças com base no que aprendem nas disciplinas de Horticultura e Olericultura. Sempre reforço a importância do trabalho no campo e o papel fundamental dos pequenos produtores rurais”, destacou.
Segundo a professora Luciana, os alunos da disciplina Políticas de Saúde realizam visitas a espaços de produção como o da Fazu para observar iniciativas voltadas ao combate à fome. Um dos pontos abordados é o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), como o ODS 2 — Fome Zero e Agricultura Sustentável.





