No 3º período de Medicina Veterinária na Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), Laura Marquez já vivencia experiências que aproximam os alunos do mercado de trabalho. Durante a Expoinel, uma das feiras mais importantes da raça Nelore, ela atua como monitora auxiliando nos julgamentos dos animais e destaca a importância desse contato direto com profissionais do setor.
“Estou apenas no início do curso e já tive a oportunidade de participar de eventos importantes e estagiar em grandes projetos da Fazu. Essas atividades nos conectam com empresas do agro e entidades renomadas, como a Associação do Nelore. Essa oportunidade de networking é um grande diferencial da Fazu, pois nos coloca desde cedo em contato com profissionais influentes do setor”, afirma.
Laura é uma das quatro alunas da Fazu que participam da monitoria no evento, auxiliando desde a chegada dos animais até as premiações. Todas as atividades são supervisionadas por profissionais da AMCN (Associação Mineira dos Criadores de Nelore) e da inovART, promotores da feira.
Também no 3º período, a acadêmica Anna Renata Borges desempenha sua monitoria na mesa de contabilização dos resultados finais, um dos locais mais estratégicos do evento. “É uma experiência incrível! Acompanhar de perto a apuração dos campeões e interagir com especialistas da área torna o aprendizado muito mais concreto. Com essa monitoria, entendemos melhor os critérios de avaliação, as categorias e o funcionamento do ranking da raça”, relata Anna.
Já no 4º período, as estudantes Karen Camargos e Raffaela Felipe atuam na organização e entrada dos mais de 600 exemplares de Nelore Mocho, Nelore Padrão e Nelore Pelagens na pista de julgamento. “Participar desse processo nos permite compreender o impacto do melhoramento genético na pecuária nacional. Todo esse trabalho realizado pelas associações reflete diretamente na produção de carne de qualidade que chega à mesa dos brasileiros. É uma grande e importante cadeia”, enfatiza Karen.
O coordenador do curso de Medicina Veterinária da Fazu, Thiago Braga, reforça a importância da parceria com as entidades promotoras do evento. “Agradeço, em nome da Fazu, ao Loy, da AMCN, e ao Douglas Nascentes, da inovART. Essa vivência proporcionada aos nossos alunos ficará para sempre na memória e no currículo deles, além do conhecimento prático, fundamental para o futuro médico veterinário”, ressalta.
A participação dos estudantes em eventos como a Expoinel reforça o compromisso da Fazu em oferecer uma formação prática e conectada ao mercado, preparando os futuros médicos veterinários para os desafios da profissão.


