Thaís Oliveira Ramalho Bean
Engenheira Agronôma pela Universidade Federal de Lavras (UFLA); mestre em Agronomia (Fitopatologia) pela mesma Universidade; doutora em Agronomia (Fitopatologia) pela UFLA, com período sanduíche na University of Kentucky, Estados Unidos da América; PhD em Fitopatolia e Virologia pela UFLA.
Na Fazu é professora do curso de Agronomia, ministrando as disciplinas de Agroecologia, Fitopatologia Aplicada, Fitopatologia Geral e Melhoramento Vegetal. É pesquisadora pela pela Fazu em parcerias com empresas privadas do segmento do agronegócio, como a UBYFOL e a SATIS. Com a UBYFOL a professora colabora com a reativação do pivô da Fazu e estabelecimento de uma estação de pesquisa. Pela SATIS, analisa “in vitro” a ação de fertilizantes contra fungos fitopatogênicos. É pesquisadora pela National Science Foundation/USA, realizando um levantamento e estudo dos isolados de Coffee ringspot virus (CoRSV).
Tem experiência nas áreas de Agronomia e Biotecnologia, com ênfase em Variabilidade Genética e Caracterização de Fitovírus, atuando principalmente nos seguintes temas: estudos biológicos, sorológicos e moleculares, clonagem e transformações genéticas, sequenciamento genômico, estudos da interação patógeno-hospedeiro e analises de localização e interações protéicas com o uso de proteínas auto-florescentes e microscopia eletrônica.