Os encontros presenciais dos cursos de pós-graduação da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) movimentam campus da faculdade durante às férias coletivas dos alunos das graduações. Os cursos com encontros esse semestre são: Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas, Manejo da Pastagem e Nutrição e Alimentação de Ruminantes. As aulas começaram no dia 16 de janeiro e serão finalizadas no dia 05 de fevereiro.
“Os encontros presenciais são importantes para o desenvolvimento do aprendizado dos alunos, pois possibilita a visualização na prática daquilo que foi desenvolvido durante o semestre pela plataforma de ensino”, afirma o coordenador de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão e Inovação, João Costa Jr.
Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas (2016/02)
A turma teve o seu 1º encontro, as aulas começaram na última segunda-feira (16/01), e foi finalizado ontem (22/01). Neste primeiro encontro, os alunos puderam entender sobre a metodologia da pesquisa científica; a minerologia do solo; a gênese, morfologia e classificação dos solos; relação solo-água-planta-atmosfera e indicadores físicos da qualidade dos solos; microbiologia dos solos; uso e manejo fertilizantes e corretivos e experimentação agrícola. O coordenador do curso é o Prof. Dr. Saulo Strazeio Cardoso. “A aula prática de microbiologia do solo teve como foco à aplicação da técnica de coloração de micorrizas arbusculares. As Micorrizas são associações entre fungos e raízes de plantas que beneficiam do desenvolvimento das plantas”, conta a professora Thais Ramalho Bean.
Manejo da Pastagem (2015/2)
Começou hoje (23/01), o 3º encontro da turma de pós-graduação em Manejo da Pastagem. As aulas serão finalizadas no próximo domingo (29/01). O curso visa elucidar os principais problemas referentes à produção de bovinos a pasto e difundir tecnologias atuais de uso racional das pastagens para que a atividade seja lucrativa e sustentável. O coordenador da Pós em Manejo da Pastagem é o Prof. Esp. Adilson de Paula Aguiar.
Os módulos desenvolvidos neste encontro são: metodologia da pesquisa científica; suplemento mineral em sistemas de pastejo; suplementação energética e proteica em sistemas de pastejo; ambiência em sistemas de pastejo; sistemas de produção de leite em pasto; sistemas de produção de caprinos e ovinos em pasto e sistemas de produção de carne em pasto.
Nutrição e Alimentação de Ruminantes (2016/2)
O curso de Pós-graduação em Nutrição e Alimentação de Ruminantes tem início na segunda feira (31/01) e será finalizado no domingo (05/02), sendo o 1º encontro da turma. Os principais temas a serem apresentados são: didática e metodologia do ensino superior; anatomia e fisiologia da digestão de ruminantes; água na nutrição de ruminantes; os nutrientes: proteínas, carboidratos, lipídeos, minerais e vitaminas; bromatologia: avaliação da composição química dos alimentos; qualidade de forrageiras tropicais e interação manejo da pastagem e nutrição.
Há mais de 10 anos sendo ofertado pela Fazu, o curso de Pós-graduação em Nutrição e Alimentação de Ruminantes visa fornecer subsídios para a melhor compreensão dos processos envolvidos na nutrição e alimentação de ruminantes, gerando conhecimentos e tecnologias necessárias à adequação e viabilização dos sistemas de produção, através de melhores índices de produtividade e retorno econômico na atividade agropecuária, melhorando sua formação e aumentando suas oportunidades no mercado de trabalho. O coordenador da Pós Nutrição e Alimentação de Ruminantes é o Prof. Esp. Adilson de Paula Aguiar.