O Eixo Animal da 23ª Jornada Científica da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) trouxe aos participantes uma série de atividades focadas em inovações e práticas essenciais para o manejo e desenvolvimento da produção animal. Organizado pelos cursos de Zootecnia e Medicina Veterinária, o eixo contou com palestras e minicursos conduzidos por especialistas e empresas renomadas, promovendo uma importante troca de conhecimento.
No dia 22 de outubro, o Eixo Animal foi marcado por minicursos e palestras com foco na nutrição e alimentação animal. Ministrado pela professora Bruna Custódio (Fazu) e Rodrigo Cunha, médico veterinário, o Minicurso: Obtenção Higiênica do Leite destacou as boas práticas para garantir a qualidade e segurança na produção de leite, essencial para a sanidade e eficiência do setor.
No Minicurso: Embolsamento de Silagens de Grãos Úmidos e Reidratados, o Wellington Roberto Gearola, da Marcher Brasil, apesentou aos participantes técnicas de silagem que otimizam a conservação e qualidade dos alimentos para o rebanho.
Ainda no dia 22, os participantes acompanharam duas palestras no período noturno, “Aditivos em Ação – Aplicações Práticas na Alimentação Animal”, com Giovanna Helen Fernandes Reis, do Departamento de Qualidade da Planalto Rações, e “Imunonutrição Aplicada na Produção Animal Tecnificada”, com Paulo Freitas, gerente técnico-comercial da ICC Animal.
No dia 23 de outubro, o Eixo Animal abordou temas ligados à sanidade e ao uso de tecnologias avançadas no campo. No período da tarde, os participantes acompanharam o Minicurso: Manejo com Abelhas Nativas sem Ferrão, com Tarsis Augusto dos Santos, da Nativas Zebu e Top Green. A palestra “mOOvement – Rastreio Bovino com GPS Ear Tags”, com Pieter Vogels e Sergio do Carmo, da mOOvement B.V.
No período noturno, os alunos assistiram as palestras “Sanidade no Confinamento e Pecuária de Corte”, com Vitor Sartori, da J.A. Saúde Animal, e “Da Ovelha Dolly ao Futuro – O Progresso da Clonagem Animal”, com Larissa Bergamo, da Geneal.
O Eixo Animal da Jornada Científica reforçou a importância da inovação e do aprimoramento das práticas em saúde e nutrição animal. A programação diversificada permitiu que os participantes tivessem contato direto com novas tecnologias, pesquisas e soluções aplicadas ao setor agropecuário.