O Diretório Acadêmico e calouros do curso de Zootecnia da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) organizaram na última semana o Trote Solidário. O objetivo da ação é a arrecadação de alimentos não perecíveis para doação às instituições assistenciais de Uberaba.
Desde 2009, uma lei federal estabeleceu a ilegalidade de trotes estudantis que ofendam a integridade física, moral ou psicológica dos novos alunos; importe constrangimento aos novos alunos do estabelecimento de ensino; exponham, de forma vexatória, os novos alunos; e implique pedido de doação de bens ou dinheiro pelos novos alunos, salvo quando destinados à entidade de assistência social.
“O Trote Solidário é uma ação que funciona. Os calouros entendem que estão contribuindo e ajudando pessoas que realmente precisam. Os adolescentes chegam à faculdade com uma ideia muito distorcida do trote, sempre pensando em bagunça e desordem, mas o objetivo do Diretório é ajudar os novos alunos a integrar e, principalmente, ajudar”, comenta o aluno e presidente do Diretório Acadêmico do curso de Zootecnia, Paulo Gazola.