Criador doa valor de remate de touro Guzerá para Fazu durante leilão do PNAT 2024

A Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) foi beneficiada com uma doação resultado do remate do touro da raça Guzerá QUÍMICO FIV CM, arrematado nesta sexta-feira (23), durante leilão de Touros PNAT na ExpoGenética 2024. O valor doado será destinado ao desenvolvimento de uma pesquisa voltada para o estudo aprofundado dos aparelhos reprodutivos andrológicos de bovinos.

O animal, que possui destaque genético com índice iABCZ 16,94 e classificação DECA 1, é filho do QUARTEL FIV DA ICIL (GUZ BARRA JANGO FIV) e da NOSTALGIA FIV DA CM (ESPIÃO S). Pertencente à Cia Mate Laranjeira, de propriedade do criador Raul Francisco Mendes Prates, o touro foi um dos animais participantes do Teste de Desempenho e Eficiência Alimentar (TDEA) do Programa Nacional de Touros Jovens (PNAT), da ABCZ.

Segundo Raul Francisco, a doação do valor foi motivada pela confiança na importância da ciência para o desenvolvimento do setor. “A iniciativa é muito importante para toda a raça zebuína. Eu acredito muito no trabalho científico”.

Durante o evento, o diretor da Fazu, José Olavo Borges Mendes Júnior, encontrou o criador e agradeceu pela contribuição, reforçando o impacto positivo que o apoio do setor produtivo exerce sobre o desenvolvimento de pesquisas e tecnologias na instituição.

Categorias