A Fazu esteve presente no 1º Fórum da Eficiência Alimentar, realizado ontem (04) e hoje (05), em Uberaba (MG). A instituição foi representada pela professora, pesquisadora e coordenadora de projetos, Juliana Jorge Paschoal, que apresentou resultados das provas do Teste de Desempenho e Eficiência Alimentar (TDEA) do Programa Nacional de Touros Jovens (PNAT), da ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu).
A história da Fazu com a eficiência alimentar remonta a 2013, quando os cochos eletrônicos foram implementados no confinamento da instituição, em parceria com a Ponta Agro. Desde então, a Fazu tem se destacado por sua atuação em pesquisas, em especial no TDEA-PNAT, que já gerou mais de 45 dados científicos, contribuindo para o avanço do melhoramento genético das raças zebuínas.
Ao longo de oito anos à frente do TDEA-PNAT, Juliana Paschoal coordenou projetos e mais de 145 estudantes em estágios e monitorias.
Com quase 50 anos de história, a Fazu é um ponto de referência para pesquisas que transformam o agro brasileiro, unindo tecnologia, ensino e prática. “Nosso trabalho na Fazu tem como foco promover a eficiência alimentar dos bovinos zebuínos, com impacto direto no aumento da produtividade e na sustentabilidade da pecuária. Por meio da pesquisa, conseguimos orientar o setor sobre as melhores práticas e contribuir com o desenvolvimento de equações para estimar o consumo,” destacou Juliana Paschoal.
O 1º Fórum da Eficiência Alimentar, organizado pela Ponta Agro, reuniu um time de renomados especialistas, técnicos, pesquisadores, pecuaristas e representantes de centrais de biotecnologia. O evento discutiu as principais técnicas e práticas de melhoramento animal com foco na eficiência alimentar de bovinos de corte e leite.