Os alunos do 1º período do curso de Agronomia da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) estão desenvolvendo no Projeto Integrador, os cultivos de alface e tomate hidropônicos, sob supervisão do professor, Saulo Strazeio. As aulas dos acadêmicos do diurno acontecem toda quinta-feira, no período da manhã, e os do noturno acontecem aos sábados, no período da tarde, quinzenalmente.
“O cultivo hidropônico é uma técnica de cultivar plantas sem solo, onde as raízes recebem uma solução nutritiva balanceada onde contém todos os nutrientes essenciais ao desenvolvimento da planta. Nesse sistema hidropônico as plantas estão apoiadas por uma espuma”, explica Saulo.
De acordo com o professor responsável, Saulo Strazeio, no início do Projeto os alunos fizeram um levantamento dos sais fertilizantes e hipoclorito para desinfecção, formulação e manutenção das soluções nutritivas. “Em seguida, foi feito a pesagem dos fertilizantes para preparo da solução nutritiva destinado ao cultivo de alface, conforme instruções recebidas. Os reservatórios os quais receberam a solução foram desinfetados com a solução de hipoclorito e aferido a vazão nos canais de cultivo hidropônico. As operações adicionaram os sais fertilizantes no reservatório desinfetado e semanalmente são avaliados a concentração da solução por meio da condutividade elétrica, ajuste do pH com auxílio de solução ácida e mensuração da temperatura da solução”, conta Saulo.
O projeto integrador tem como objetivo integralizar as disciplinas cursadas pelos alunos no primeiro período com práticas agronômicas, ou seja, transformar os conhecimentos teóricos em atividades práticas. Clique aqui e saiba mais sobre o Projeto Integrador.