Aluno da Agrocomputação aplica visão computacional no monitoramento inteligente de cafezais

O aluno do 2º período de Agrocomputação da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), Miqueas Silva Tavares, sob orientação do professor Janderson Cardoso, desenvolve um sistema de identificação veicular para controle de acesso a ambientes restritos. A solução utiliza MicroPython para a programação do hardware e PHP para o desenvolvimento de APIs, permitindo a comunicação eficiente entre dispositivos e sistemas de localização.

Segundo Janderson, a gestão de acessos por meio de cercas virtuais — Geofencing — traz diversos benefícios, como o aumento da segurança, a automação do controle de entrada e saída e a redução da necessidade de intervenção humana. Com o uso de sensores e identificadores veiculares, o sistema pode autorizar ou restringir o acesso automaticamente com base na localização do veículo, garantindo maior eficiência e rastreabilidade. Essa tecnologia é amplamente aplicada em fazendas, indústrias e condomínios, permitindo um controle preciso dos fluxos de veículos e reforçando a segurança dos ambientes.

Ainda de acordo com o professor, o projeto demonstra como o uso de sistemas de localização e cercas virtuais pode tornar o controle de acesso mais ágil e seguro, beneficiando setores que necessitam de monitoramento contínuo e preciso.