As Empresas Simuladas da Fazu movimentaram 50 mil reais virtuais e tiveram contato com empresas do Brasil, Argentina, Chile e Costa Rica
As empresas simuladas Laticínio PRS, Micro-Orgânicos, Empório das Botas, Cachaçaria Triângulo Gourmet e J New Plants participaram da 1° Feira Internacional de Empresas Simuladas do Brasil. As empresas são formadas por alunos dos cursos de Agronomia e Zootecnia da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), sob orientação do professor Guilherme Salge Roldão. A Fazu é a primeira faculdade vocacionada ao agronegócio no Brasil a utilizar a metodologia de ensino Empresa Simulada.
Para acadêmica do 7º período da Agronomia, Lara Helena Maciel Colonnese, o evento abriu novos horizontes de como é participar de uma feira internacional. “A feira me ajudou a ter mais organização e maturidade na montagem e preparo de produtos, estoques e vendas. Mesmo que em simulação e a distância foi simplesmente incrível. Também forneceu informações sobre leis, impostos e direitos do trabalhador”, afirma.
O professor Roldão incentiva a turma a pesquisar, aprender e a aplicar todos conhecimentos adquiridos. “Além da feira internacional, podemos ter contato com pessoas de outros países, incentivando a convivência com estrangeiros. Foi uma experiência incrível e de extrema necessidade, é muito bom que a faculdade venha aplicando esse método. Foi um momento único e uma experiência maravilhosa” finaliza Lara.
Empresa Simulada
Disponibilizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Empresa Simulada permite criar e gerenciar uma empresa virtual nos moldes de uma empresa real. Os estudantes compram, contratam, negociam, pagam impostos, são auditados, tudo em um ambiente online.
De acordo com o professor Guilherme Roldão, o aluno deixa de ser um observante e passa a ser um participante da rotina empresarial. Em um ambiente virtual de negócios, ele cria sua empresa e, ao longo do semestre, passa por todos os setores, como marketing, finanças, recursos humanos, logística etc., executando as rotinas administrativas básicas, como em uma empresa real”, conta.
O professor acompanha a evolução dos alunos, propondo metas, gerenciando conflitos e ajudando a superar os desafios. Sempre promovendo um grande engajamento nos estudantes, Guilherme contribui para formar um ambiente de aprendizado integrado, onde todos buscam correr atrás e dar o seu melhor.
“Em 2020, a Empresa Simulada da Fazu conta com cerca de 60 alunos em onze empresas. Vale lembrar que a Empresa Simulada não é uma competição. É um laboratório prático para vivenciar as rotinas administrativas. Durante o semestre, vamos contemplar erros e acertos. O mais importante não é vender mais, mas sim compreender toda a dinâmica e complexidade do ambiente empresarial”, destaca Roldão.