Fazu recebe treinamento sobre termografia em touros Gir; atividade integra pesquisa de doutorado de docente da instituição

Com foco no fortalecimento da produção científica e na inovação aplicada à pecuária, a Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) recebeu, nesta segunda-feira (09), uma equipe de pesquisadores da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG). Na ocasião, foi realizado um treinamento prático sobre a utilização da termografia em touros da raça Gir. A condução do treinamento ficou a cargo da professora Débora Azevedo, da Universidade de Brasília (UnB).

A atividade integra as etapas iniciais da pesquisa de doutorado da professora da Fazu, Paloma Coutinho, desenvolvida na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), sob orientação da docente Isabel Cristina Ferreira. O estudo tem como objetivo avaliar a termografia como ferramenta auxiliar no monitoramento da saúde e do desempenho reprodutivo de reprodutores bovinos. Paloma é médica-veterinária e mestre em Cirurgia Veterinária.

Representando a EPAMIG, participaram do treinamento os pesquisadores Alvimara Reis — responsável pela câmera termográfica —, Bianca Afonso, Eduardo Vasconcelos, Franciele Gabriela Cunha, Gerlane Nascimento, Luiz Fernando, Michele Camilo, Sara Adna e Isabel Cristina Ferreira. Também esteve presente a professora da Fazu, Pollyanna Mafra, que atuará como coorientadora da pesquisa, além da supervisora da Fazenda Escola da Fazu, Gabriella Freire.

Segundo Paloma Coutinho, o encontro foi fundamental para o alinhamento metodológico da pesquisa e para a troca de conhecimentos entre as equipes. “A atividade reforça a importância da integração entre instituições de ensino e pesquisa para o avanço de tecnologias voltadas à pecuária de precisão e à melhoria genética dos rebanhos”, destacou. A avaliação termográfica será subsidiada por análises comparativas com exames andrológicos dos touros Gir. Antes dessa etapa, ainda será realizado um treinamento específico voltado ao aprofundamento no uso do software da câmera termográfica.

Atualmente, a Fazenda Escola da Fazu também sedia a 17ª Prova de Pré-Seleção para o Teste de Progênie ABCGIL/Embrapa, evidenciando a integração entre instituições de ensino, pesquisa e o setor produtivo, por meio da parceria com a Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro (ABCGIL). Vale destacar que a coleta de dados dos touros Gir foi devidamente autorizada pela Associação.