Apresentação de projetos, entrega do Prêmio Leitor do Ano e palestras marcam 2º dia de Jornada Científica

Nesta terça-feira (28), a Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) promoveu o segundo dia de programação da 24ª Jornada Científica. O evento está sendo realizado em quatro pontos da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), conforme eixos temáticos.

No Tatersal Rubico de Carvalho, alunos de Zootecnia e Medicina Veterinária assistiram a três palestras. O médico-veterinário Ricardo Araújo Micai, da ABS Global, abriu a programação com a palestra “Por Dentro da Central de Sêmen Bovino”. Em seguida, o pesquisador Luiz Fernando Féres, da Epamig, compartilhou sua experiência em “Pesquisa Aplicada na Reprodução Animal”.

A Palavra do Produtor ficou por conta de Frederico Bessa, da Fazenda Matinha, que abordou o tema “Uso de Biotecnologias Reprodutivas na Fazenda Matinha”. Encerrando a programação, a Mesa-Redonda, mediada por Thiago Braga, promoveu uma troca rica entre academia, pesquisa e campo.

Já no Centro de Eventos, os discentes de Agronomia, Agrocomputação e Agronegócio assistiram a discussões voltadas à agricultura de precisão e ao uso de ferramentas digitais que estão transformando o agronegócio brasileiro. O engenheiro mecânico Amyr Girondi, diretor da Tecgraf Agro, abriu a programação com a palestra “Inovação no Campo – Como as Novas Tecnologias Estão Redefinindo o Agro”.

Na sequência, João Camelini, gerente de desenvolvimento da Tecgraf Agro, conduziu a palestra “Soluções para Projetos Agrícolas Avançados”.
A Palavra do Produtor foi conduzida por João Francisco de Castro, da Delta Sucroenergia, que compartilhou experiências práticas sobre o uso de tecnologia e inovação na produção agrícola. Encerrando a noite, a Mesa-Redonda, mediada pelo professor Matheus Alves, reuniu palestrantes e participantes para um debate sobre os pontos abordados.

Na ABCZ Mulher, os alunos de Psicologia e Pedagogia tiveram uma troca sobre inclusão, pesquisa e os caminhos do mercado de trabalho. A professora Gismeire de Fátima Portes Ribeiro, chefe do Departamento de Inclusão da Prefeitura de Uberaba, abriu a programação com a palestra “Inclusão: Desafios e Possibilidades”.

Em seguida, o pesquisador Tarcísio Afonso Tchivole, da UFTM, apresentou a palestra “Pesquisa e Mercado de Trabalho”. Encerrando a noite, a Mesa-Redonda reuniu os dois palestrantes, as alunas Ana Clara (Psicologia) e Mariana (Pedagogia), com mediação da professora Juliana Rocha.

Por fim, no Museu do Zebu, o empreendedor mineiro Felipe Ramos, fundador e CEO da Granto Seguros, abriu a programação com a palestra “Do Sonho ao Negócio: O Que Aprendi Transformando Ideias em Projetos que Geram Impacto”. Na sequência, Túlio Emídio, do Sebrae Minas, apresentou “Programas de Fomento à Inovação do Zebu Valley”, destacando o papel do ecossistema de inovação de Uberaba na criação de conexões entre startups, empresas e universidades.

Encerrando a noite, a Mesa-Redonda “Inovação em Movimento — Conectando Ideias, Negócios e Pessoas” reuniu Gustavo Stein, Luciano Pimenta, Michelle Silva, Túlio Emídio e Marcelo Augusto da Silva.


Iniciação Científica

Dando continuidade às apresentações dos projetos de Iniciação Científica, mais quatro alunos apresentaram seus trabalhos. A aluna Bianca Almeida Costa, de Medicina Veterinária, apresentou o projeto “Predição de Consumo de Água de Touros Nelore em Confinamento”, orientado pela professora Danielle Leal Matarim.

O aluno Germano Nakamura, de Agronomia, apresentou o trabalho “Extrato de Trigo no Manejo Pós-Emergente do Capim-Amargoso”, orientado pela professora Kamila Cabral Mielke.

O aluno Sávio Corrêa, também de Agronomia, apresentou o trabalho “Inoculação de Microrganismos Promotores de Crescimento na Cultura do Milho”, orientado pelo professor Luan Alberto Odorizzi dos Santos. Já a aluna Rafaela Queiroz, igualmente de Agronomia, apresentou o trabalho “Bioatividade de Extratos de Plantas sobre Spodoptera frugiperda (Lepidoptera: Noctuidae)”, também orientado pelo professor Luan Alberto Odorizzi dos Santos.