O Centro de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo – CITE da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) segue impulsionando boas ideias. Nesta quarta-feira (02), o coordenador do CITE, Gustavo Stein, recebeu representantes da startup O Coxo. A visita marca mais uma etapa de desenvolvimento da solução que visa automatizar a distribuição alimentar para bovinos.
“Hoje estamos aqui no Setor de Leite da Fazu para produzir o primeiro MVP [Produto Mínimo Viável] do distribuidor de alimentos para bovinos em confinamento. Esse distribuidor consiste em um equipamento que vai facilitar a vida do produtor, permitindo que ele distribua ração para os animais de maneira mais automatizada, em maior escala, reduzindo a quantidade de mão de obra dentro da propriedade. Assim, conseguimos melhorar os custos e a produtividade”, explicou o sócio-fundador Fernando Couto.
A equipe da O Coxo veio realizar algumas medições para que seja possível avançar para a finalização da etapa de execução do MVP, ou seja, do protótipo que a startup está desenvolvendo. “Em breve, teremos na ordenha da Fazu uma esteira automatizada para a alimentação das vacas, enquanto estiverem em processo de ordenha”, ressaltou Gustavo Stein.
Além de Fernando Couto, a O Coxo é composta por Mateus Corrêa, que também acompanhou a visita, e por Pedro Henrique Ribeiro e João Mateus de Morais.
O coordenador do CITE destaca ainda que a O Coxo foi uma das selecionadas em um edital de incentivo voltado para a aceleração e incubação de startups. “A O Coxo foi incubada por meio do Sistema InovaLácteos, Ciclo 3. O InovaLácteos busca startups com soluções voltadas para a cadeia produtiva do leite, desenvolvido em parceria entre a Fazu e o Parque Tecnológico de Uberaba.”
O Sistema InovaLácteos é uma iniciativa do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), para fortalecer o setor no estado.
O CITE da Fazu conta com outras startups em seu portfólio, e os interessados em incubar novas ideias podem entrar em contato pelo e-mail cite@fazu.br ou pelo Instagram @citefazu.
