No próximo dia 18 de agosto, a Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) comemora 50 anos com uma programação especial que resgata o passado, valoriza o presente e projeta o futuro da instituição. O ponto alto da celebração será a abertura da Cápsula do Tempo enterrada há 25 anos, durante o Jubileu de Prata da Fazu, em 2000.
Enterrada em uma sexta-feira 13, a urna contém mensagens escritas por alunos, professores e colaboradores da época, com visões, desejos e lembranças daquele momento. Agora, em 2025, as mensagens serão reveladas durante uma solenidade marcada para a manhã do dia 18, às 9h, no campus da instituição.
A cerimônia contará com a presença de personalidades ligadas à história da Fazu, como Alexandre Lúcio Bizinoto, ex-aluno, ex-professor e ex-coordenador do curso de Zootecnia. Ele foi o primeiro a depositar uma mensagem na cápsula em 2000. “Coincidência ou não, o marco ‘25 anos’ e a Fazu integram historicamente a minha vida. Minha história e meus sonhos se misturaram à Fazu, tornando-a parte do meu ser, com muito orgulho”, afirma.
Na mesma ocasião, será lançada uma nova Cápsula do Tempo, que só será aberta daqui a 25 anos, em 2075, perpetuando o legado da instituição para as próximas gerações. Ainda pela manhã, será inaugurado o Mural de Placas Históricas, com homenagens simbólicas às turmas do passado.
À noite, a comemoração continua com uma grande festa para alunos, ex-alunos, colaboradores e parceiros. A programação musical traz o cantor sertanejo Kleo Dibah, natural de Ituiutaba (MG), conhecido nacionalmente por hits como “Se Eu Me Entregar”, “Sinceramente” e “Cicatrizes”. A abertura do show fica por conta da dupla Felipe & Rafael, formada por artistas locais, em uma apresentação especial que valoriza os talentos da região. Os ingressos devem ser retirados pelo link: https://www.sympla.com.br/evento/festa-fazu-50-anos/3063468!
As comemorações dos 50 anos da Fazu não se limitam à data do aniversário. Em um 2025 totalmente comemorativo, a instituição promove uma agenda extensa de atividades acadêmicas, culturais e institucionais, que teve início no começo do ano e seguirá até dezembro, consolidando sua contribuição para a educação e o desenvolvimento da região.