O curso de Psicologia da Fazu promove, até quarta-feira (23), uma exposição especial no Hall do Setor Administrativo que homenageia o legado da psiquiatra Nise da Silveira. Intitulada “Entre escrita, Ciência e Arte: Vias para a Produção do Conhecimento”, a exposição é uma iniciativa da segunda turma do curso de Psicologia, como parte do projeto integrador da disciplina orientada pela professora Sara Santos.
A aluna Isabella Spirandelli explicou que a exposição busca aproximar a teoria da prática psicológica e mostrar a relevância do trabalho de Nise, que inovou ao integrar arte, ciência, cultura e saúde mental em seus tratamentos. “Nise trouxe uma nova perspectiva ao utilizar a arte como uma ferramenta terapêutica e ao explorar a interação simbólica com animais. A arte nos permite expressar o que nem sempre conseguimos colocar em palavras, enquanto a ciência nos ajuda a compreender os fenômenos com os quais trabalhamos”, destacou Isabella.
A exposição oferece aos visitantes uma imersão no método de arteterapia desenvolvido por Nise com seus pacientes, além de apresentar suas visões sobre saúde mental e o uso terapêutico de animais.
Além de conhecer a trajetória de Nise da Silveira, os participantes são convidados a contribuir com um quadro colaborativo, no qual cada visitante pode deixar sua marca. Ao final da exposição, a obra coletiva refletirá a diversidade de perspectivas e a importância da integração na construção do conhecimento.