A descida para as aulas práticas na Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) está mais encantadora do que nunca. Uma pequena plantação de girassóis, situada abaixo das salas de aula, no início da estrada para a fazenda escola, transformou a paisagem em um cenário de tirar o fôlego. O mar de flores amarelas em contraste com o céu azul tornou-se um verdadeiro convite para fotos, fazendo com que estudantes, colaboradores e visitantes não resistam a parar e capturar o momento.
A iniciativa do plantio dos girassóis partiu de Ademir Junior, o Juninho, supervisor da fazenda escola da Fazu. “As sementes foram enviadas por um parceiro, e eu pensei que poderiam criar uma paisagem bonita na Fazu. É gratificante ver como algo tão simples pode alegrar a todos e se tornar um ponto de encontro para fotografias,” comentou Juninho.
A plantação de girassóis embeleza o ambiente, mas também serve como um recurso educacional, onde várias aulas práticas são realizadas por diferentes professores nas disciplinas dos cursos de graduação na Fazu. “Os alunos têm a oportunidade de aprender sobre técnicas de cultivo, desde a preparação do solo até a manutenção das plantas. Este aprendizado prático é um complemento essencial ao conhecimento teórico adquirido em sala de aula”, destaca a coordenadora do curso de Engenharia Agronômica, Mariele Fernandes.
O principal interesse da produção agrícola do girassol é para a extração do óleo, considerado, dentre os óleos vegetais, como um dos óleos de melhor qualidade nutricional e organoléptica (aroma e sabor). Além disso, a massa resultante da extração do óleo rende uma torta altamente protéica, usada na produção de ração. O girassol ainda é utilizado na silagem para alimentação animal e seu cultivo também pode estar associado à apicultura.
A nova paisagem já virou destaque nas redes sociais, com inúmeras fotos compartilhadas por quem passa pelo local. Já tirou sua foto nos girassóis da Fazu?