Professor da Fazu defende tese de doutorado na FCAV/Unesp Jaboticabal

O professor da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), Dr. Vinicius Augusto Filla, defendeu sua tese de doutorado na FCAV/Unesp Jaboticabal (Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Unesp, campus de Jaboticabal). Intitulado “Desempenho agronômico e qualitativo de cultivares de café arábica de porte baixo em região de baixa altitude”, sob orientação do Dr. Leandro Borges Lemos e coorientação do Dr. Anderson Prates Coelho (Unesp/FCAV). Vinicius é professor do Curso de Engenharia Agronômica da Fazu ministrado as disciplinas de Produção Vegetal I e III, Armazenamento de Grãos e Projeto Integrador VII e VIII.

Os membros da banca examinadora foram: Dr. Gerson Giomo (IAC – Centro de Café), Dr. Gustavo Vitti Moro (Unesp/FCAV), Dr. Fabio Luiz Checchio Mingotte (Unesp/FCAV) e Dr. Fábio Tiraboschi Leal (ICL).

O café é um dos maiores geradores de riquezas da história do país. “Devido a mudanças no agronegócio nacional, o café perdeu espaço para ouras culturas, porém é uma excelente alternativa para os agricultores incluírem nas suas propriedades, com alto valor agregado em função da qualidade da bebida. Porém, a grande disponibilidade de cultivares e a falta de informações sobre o desempenho destas em ambientes marginais, como em regiões de baixa altitude são uma problemática para a escolha das cultivares mais aptas”, explica Vinicius.

O objetivo do estudo foi identificar as cultivares de café arábica de porte baixo com melhor desenvolvimento inicial, produtividade, qualidade dos grãos e com maior responsividade à poda de esqueletamento em região de baixa altitude. “O experimento foi implantado em 2013 e contempla os dois anos de formação do café, as quatro primeiras safras e mais duas safras após poda de esqueletamento. Os resultados obtidos são úteis aos produtores da região da média mogiana para a escolha das cultivares mais adaptadas a esse ambiente. Futuramente as publicações estarão disponíveis para acesso público”, completa.