O Pavilhão Multiuso do Parque Fernando Costa recebeu centenas de criadores e técnicos na manhã de hoje, durante a divulgação dos resultados do PNAT 2018 – o Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens. Este ano, 117 animais foram inscritos, 53 classificados no teste de eficiência alimentar e 22 foram selecionados na ExpoGenética, após submetidos à votação de criadores e técnicos.
“Foi uma edição fantástica e mostra que estamos no caminho certo. Queremos produzir animais eficientes, no sentido de campo, que produzem bezerros pesados e fêmeas leiteiras e com ótimo intervalo entre partos”, destaca Lauro Fraga, gerente de Melhoramento Genético da ABCZ, responsável pelo PNAT.
Para atingir o objetivo, este ano, pela primeira vez, foi obrigatória a etapa do Teste de Desempenho e Eficiência Alimentar (TDEA) para todas as raças participantes. Além disso, a organização do PNAT inovou com a apresentação em movimento dos touros durante a ExpoGenética, às vésperas da votação por criadores e técnicos. “É um programa importante para o país e que vem se consolidando a cada ano, gerando mais resultados para o setor”, comentou o criador José Aparecido Mendes Santos, Colonial Agropecuária, que participa desde a primeira edição do PNAT.
Dos touros selecionados na edição 2018, dois são da raça Brahman, quinze Nelore, dois Sindi e três Tabapuãs. Veja a lista completa em: http://www.abcz.org.br/Home/Conteudo/26344-Resultado-PNAT-2018
Um deles da Nelore Grendene, que, pela primeira vez, trouxe animais para o PNAT e teve o touro selecionado. Érica Prado, médica veterinária, coordenadora técnica do rebanho, conta que a participação cumpre uma meta da empresa em deixar os processos de seleção mais objetivos e mais orientados em termos do uso de novas ferramentas. “Percebemos que ainda não tínhamos incentivado o trabalho de touros jovens dentro do PMGZ, algo que é de extrema necessidade. E, por isso, trouxemos dois reprodutores este ano e, com certeza, daremos continuidade e traremos animais que, dentro do nosso processo de seleção, apresentem bom desempenho, sejam os melhores da safra, com uma genômica provada, com habilidade para passar adiante esse desempenho. Temos certeza que, trazendo um animal assim, vamos contribuir para o desenvolvimento da pecuária”, destacou.
Sobre o PNAT. Esta é a 9ª edição do PNAT. De 2010 a 2017, foram 90.817 touros pré-classificados; 545 participaram da ExpoGenética; 110 foram classificados, coletados e tiveram doses distribuídas para rebanhos colaboradores. “De todos os touros classificados nas oito primeiras edições, 83% deles são Top até 20%. Isso dá uma confiança muito grande na assertividade desse processo, de identificar os animais inicialmente pela avaliação genética”, comenta Lauro Fraga.
Rebanhos Colaboradores. Os criadores interessados em participar como rebanhos colaboradores em 2018 já podem se inscrever. Os inscritos poderão receber 30 doses de três touros classificados. A ficha de inscrição está disponível em: http://www.abcz.org.br/Home/Conteudo/26343-Inscricao-Rebanho-Colaborador-PNAT-2018
Fonte: Faeza Rezende | ABCZ