Na 21ª edição do Porteira Adentro, maior evento de extensão das Faculdades Associadas de Uberaba, a Fazendinha da Fazu abordará os principais cuidados com animais recém-nascidos. O projeto será conduzido por alunos do 1º período do curso de Zootecnia. Com o tema “Empreender para Crescer”, o objetivo central do Porteira é solucionar problemas do agronegócio, através da apresentação de 126 projetos dos cursos de Agronomia, Agronegócio, Zootecnia, Secretariado Executivo, Sistemas de Informação e Sistemas para Internet. O Porteira Adentro acontece na próxima sexta-feira (02/06), de 8h às 17h30, no campus da Fazu, em Uberaba/MG. A entrada no evento é gratuita.
A Fazendinha apresentará aos visitantes filhotes e mini animais, como coelhos, bezerros, pintinhos, leitões, potros, cordeiros, mina vaca, mini touro e mini pônei. Os alunos vão explicar também os principais cuidados com os animais recém-nascidos. “Trabalhar com a produção de animais de interesse econômico exige cuidados e conhecimentos que se iniciam ainda no planejamento da criação, com a escolha dos pais ideais, estendendo-se pela fase do desenvolvimento do embrião e culminando na fase adulta, onde espera-se a expressão dos resultados desejados”, explica o professor da Fazu, especialista em bem-estar animal, Alexandre Bizinoto.
Apesar dos cuidados zootécnicos serem essenciais em todas as fases da vida do animal, uma delas apresenta-se como de grande impacto à vida produtiva dos mesmos: a fase neonatal, estendendo-se até a interrupção da relação materno-filial. “Há variações nos cuidados entre as espécies, porém existem algumas práticas que são comuns para todas como: cuidados com a manutenção do calor corporal para os recém-nascidos, pois estes ainda não conseguem controlar sua temperatura corporal; a ingesta de alimentos específicos e na frequência adequada, pois nesta fase são altamente dependentes da mãe ou pai para se alimentarem; essas e outras informações serão fornecidas pelos alunos da Zootecnia na Fazendinha da Fazu, durante o Porteira Adentro 2017”, comenta o professor.