Alunas do Grupo de Estudos e Trabalhos de Pastagem e Plantas Forrageiras realizam estágios na Fazenda Leite Verde

As alunas do Grupo de Estudos e Trabalhos de Pastagem e Plantas Forrageiras (GET) da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), Tainá Marques de Morais e Valesca Vilela Andrade, realizaram em janeiro de 2017, os estágios obrigatórios na Fazenda Leite Verde. Os estágios foram indicados pelo professor da Fazu e responsável pelo GET, Adilson de Paula Almeida Aguiar, que atende a Fazenda Leite Verde como consultor na área de Manejo e Adubação de Pastagens.

Na Fazenda Leite Verde, que fica localizada em Jaborandi, no Estado da Bahia, as alunas contaram que as principais atividades dos estágios foram de ordenha e manejo da pastagem. “No estágio na Leite Verde foi possível colocar em prática tudo aquilo que aprendemos na sala de aula e no GET. Acordávamos por volta de 5h30 e íamos para os pivôs para realizarmos a ordenha mecanizada. Quando éramos designadas para os pivôs de recria, oferecíamos o concentrado aos animais. Nos dias dedicados aos pivôs de recria foi possível um contato maior com a parte de manejo e adubação de pastagens, o que aumentou muito o conhecimento prático sobre a área. Além dessas atividades, ainda foi possível acompanharmos o manejo de vacinação, o tratamento de casco, acompanhamento das bezerras recém-nascidas, dentre outras atividades rotineiras da fazenda”, conta Tainá Marques, aluna do 8º período de Zootecnia.

Segundo Valesca, aluna do 9º período de Zootecnia, a vivência em outro estado trouxe uma experiência pessoal muito significativa. “Na Leite Verde, a maioria dos colaboradores moram na própria fazenda, o que proporcionou uma proximidade grande e acabamos fazendo amizade com o pessoal. O clima na Bahia, onde fica localizada a fazenda, é muito quente e demorou para acostumar. Houve dias que choveu muito, em um dia específico, o vento conseguiu até mesmo tombar um pivô central, mas todos esses momentos foram únicos que agregou muito, tanto profissionalmente quanto pessoalmente”, ressalta.

Sobre a Leite Verde

O grupo Leite Verde é de um grupo de produtores e investidores da Nova Zelândia e mais cinco sócios brasileiros. O grupo detém a marca Leitíssimo com os produtos Leitíssimo Integral, Leitíssimo Baixa Lactose, Leitíssimo Desnatado e em junho de 2016 foi lançado o creme de leite Leitíssimo, com 20% de gordura. A indústria fica dentro da própria fazenda e está processando diariamente mais de 62.000 litros, sendo que a diferença de 29.000 litros são produzidos por dois parceiros produtores da Nova Zelândia que tem fazendas vizinhas à da Leite Verde, entre os quais a Agropecuária Três Marias.

 

Categorias